Compradora compulsiva? Quem, eu?

Vários e vários são os motivos que nos fazem sair de casa/trabalho e ir ao shopping para comprar os tão sonhados objetos de desejo, não é meninas? Aliás, o assunto é tão vasto que até existem estudos aprofundados que analisam todos os aspectos do comportamento do consumidor.

Esses estudos, inclusive, são que nos indicam que compramos por necessidades de segurança, biológicas, e, principalmente por status.
Mas claro, há quem não conhece limites. Nós mulheres então, nem se fala (tenho que admitir)! O grande problema é quando o consumo acontece pelo simples e corriqueiro prazer de comprar, seja qual quer que seja o produto. Quando isso se isso se torna um vício, já pode estar relacionado com uma doença, a Oneomania.

jMjWjX9oWaXDHZQVCDZBAs8zdnp

Enquanto está comprando, a pessoa sente alívio e prazer. Apesar de não existir estatísticas sobre pessoas que sofrem do consumo compulsivo, estimativas indicam que o mal pode atingir até 3% da população. Porém, ainda é um dado incerto. Nós, mulheres, somos maioria. Segundo estudos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, a proporção é de quatro mulheres para cada homem.

A doença é tratada com o apoio de psicólogos ou mesmo por meio da psicoterapia. Até mesmo no Brasil já existem alguns grupos de auto-ajuda chamados de Devedores Anônimos. Os grupos foram criados em abril de 1997 e tomam como base a proposta dos Devedores Anônimos que já atuam nos Estados Unidos e Europa.

compras

Antes de ter certeza e procurar ajuda, aqui estão algumas perguntas preparadas pelos coordenadores do Ambulatório do Jogo Patológico e Outros Transtornos do Impulso (AMJO) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Caso você preencha a maioria destes critérios já é um indício que existe problemas no hábito de comprar. Mas atenção! Somente um diagnóstico com um psicólogo vai indicar se realmente você é uma compradora compulsiva ou não, ok?

– Não resiste ao impulso de comprar?

– Gasta mais que o planejado e se prejudica financeiramente?

– Impede ou prejudica seus planos de vida e das pessoas à sua volta?

– Pede dinheiro emprestado para os outros e até aplica golpes para poder saldar a dívida?

– Precisa efetuar a compra de qualquer maneira, independentemente do produto comprado?

– Percebe que está comprando coisas que não usa ou usa muito pouco?

– Assume dívidas acima de cinco vezes o valor de sua renda mensal?

Comprar é mesmo maravilhoso não é meninas? Mas sempre com bom senso e sabendo que existem coisas bem melhores na vida e que são de graça! Aproveite-as! Beijos!

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Translate »
start your cheap live sex chat with teen cam girls now!