FEE

#constrastes A Fé Cristã na Arábia Saudita e no Campound

Oi, gente!

Já há algum tempo, perguntas tem chegado a mim sobre as formas que exerço a minha fé Cristã aqui na Arábia Saudita e as questões que envolvem os assuntos acerca da liberdade religiosa por aqui.

Por isso, resolvi reunir nesse post um resumo da política de autorização de práticas religiosas na Arábia Saudita, inclusive, no condomínio onde moro.

A prática aberta de qualquer religião que não seja o islã é proibida na Arábia Saudita e a conversão para outra fé é punida com a morte. A maioria dos cristãos é expatriada da Ásia ou da África. Durante 2013, por exemplo, várias comunidades imigrantes cristãs foram invadidas pela polícia e dezenas de cristãos foram detidos e deportados. Cristãos de origem muçulmana correm o risco de serem mortos por honra caso sua fé seja descoberta.

Supplicating_Pilgrim_at_Masjid_Al_Haram._Mecca,_Saudi_Arabia

Há cristãos sauditas, mas é extremamente difícil se chegar a um número exato, pois não estão organizados em igrejas, nem em grupos domésticos.

Os americanos, franceses e italianos celebram a Missa de Natal e Páscoa dentro das embaixadas, mas como a embaixada é extraterritorial, a lei não se aplica. A polícia, no entanto, está próxima para controlar. Não há igrejas, sinagogas ou templos no reino.

Essas regras são aplicadas por todo o país, mas você então me perguntar: Você sofre sanções com relação a sua fé? A resposta é não e isso se deve ao fato de eu morar num Compound, essa espécie condomínio internacional criado pela empresa estatal de petróleo para o abrigo de todos os funcionários estrangeiros que vem morar aqui e como vocês já sabem, as regras de convivência por aqui são bem mais flexíveis justamente para a ambientação de nós, ocidentais.

masjidalnabawiinmadinahn

Essa flexibilidade também se aplica à questões religiosas, aqui no meu compound por exemplo, existem igrejas Cristãs de origem Batista e Católica onde reuniões são permitidas sem nenhum tipo de restrição. Também pensado para a facilitação de adaptação da comunidade estrangeira, o que faz com que eu não “sinta” as vigências dessas proibições que acontecem no restante do país.

Apesar da liberdade religiosa ser um dos pilares da construção de uma sociedade considerada justa pelo o ocidente, sem dúvida que nos resta respeitar visões diferentes sem “jogar pedras” ou julgamentos desnecessários para que assim possamos viver em harmonia e paz, concorda?

Se você tiver mais dúvidas sobre outros assuntos da minha vida na Arábia, deixa nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Translate »
start your cheap live sex chat with teen cam girls now!